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Parceria forte, resultado promissores



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Você sabe o que é absenteísmo?

Você sabe o que é absenteísmo?

Entre os problemas organizacionais que atingem as empresas, o absenteísmo é um dos mais comuns. Apesar do termo gerar estranhamento à primeira vista, ele representa de forma técnica as faltas e atrasos frequentes de funcionários durante a jornada de trabalho. Esse comportamento se torna problemático quando levamos em consideração o organograma da empresa, entendendo que a falta de um componente pode sobrecarregar outros e interferir em toda a equipe, comprometendo o seu clima organizacional e o bem-estar de seus funcionários. 

 

Apesar de parecer algo abstrato, promover um bom clima no ambiente de  trabalho, com desafios que estão de acordo com as habilidades de cada pessoa, melhora o seu desempenho e consequentemente toda a cadeia produtiva da empresa. 

 

Por isso, a  melhor forma de agir nessas situações é com a observação concreta desse comportamento, já que são diversos motivos que podem levam um funcionário à faltar ou atrasar com frequência, alguns especialistas apontam três vertentes principais: 

 

  • Absentismo justificado: neste caso, a empresa está ciente do ocorrido. Por exemplo, em consultas e licenças; 
  • Absentismo injustificado: já para esse tipo, categorizamos os casos onde o profissional não tem a permissão formal da empresa para sair, como em atrasos, conflitos internos ou acidentes;
  • Absentismo emocional: um dos mais difíceis de detectar, esse termo representa o comportamento do colaborador que está no trabalho fisicamente, mas não emocionalmente. Ou seja, consegue realizar suas tarefas, mas não tem um bom desempenho. 

Lembramos que independente do motivo que leva qualquer profissional a essa ação é importante avaliar a situação, entender as causas e tratar, assim como um médico. A fim de evitar questões a longo prazo, dentro e fora da empresa. Além de preservar os talentos da sua equipe. 

 

Com o processo de terceirização, toda essa análise torna-se mais simplificada. A Liderh é um exemplo disso, já que em nosso processo a seleção dos funcionário, a manutenção das relações trabalhistsa e a organização sobre a frequência dos funcionários também são de responsabilidade do prestadora de serviços. Uma vantagem para empresas e para funcionários, que ganham um novo caminho para soluções de dificuldades na rotina. 



Data: 17/07/2020




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